Vai aqui o Conteúdo Programático dos vestibulares da Covest e da UPE. Leiam com atenção.
Covest:
Português / Literatura
I - LÍNGUA PORTUGUESA1.1. Análise e compreensão de textos, objetivando reconhecer:
• a idéia global do texto ou de um parágrafo;• o argumento principal ou os argumentos secundários defendidos pelo autor;• o objetivo ou a finalidade pretendida para o texto;• a síntese do conteúdo global do texto;• as características do tipo ou do gênero do texto em questão;• a função (referencial, expressiva, apelativa, poética, fática e metalingüística) predominante;• a fidelidade de paráfrases a seus segmentos de origem;• relações do texto com outros textos (intertextualidade);• relações do texto com o contexto sociocultural no qual se insere;• informações explícitas e implícitas veiculadas;• o nível (formal ou informal) da linguagem utilizada;• relações semânticas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações;• expressões que indicam a seqüência das diferentes partes que compõem o texto;• relações de sentido entre palavras ou expressões (sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia e partonímia);• usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões;• efeitos (como o da ambigüidade) do valor polissêmico ou homonímico de palavras e expressões;• efeitos pretendidos pelo uso de certos recursos lexicais e gramaticais (repetição de palavras, associação entre palavras semanticamente afins, substituições ou retomadas pronominais e adverbiais, entre outros);• marcas típicas da oralidade formal e informal;• expressões que indicam variações regionais, sociais ou de época da língua portuguesa, com destaque para aspectos relacionados aos usos do português contemporâneo do Brasil;• marcas a partir das quais se pode identificar a posição do autor em relação às idéias veiculadas;• a função ou informação presentes em outros recursos gráficos e em elementos não verbais (parênteses, aspas, tipos de letras, de formatos do texto, imagens, gráficos, tabelas, entre outros);• efeitos dos sinais de pontuação na determinação da coerência do texto;• efeitos de sentido de elementos morfossintáticos:○ o valor semântico de radicais, prefixos e sufixos;○ o uso de neologismos e de empréstimos lingüísticos;○ flexões (regulares e irregulares) do verbo;○ regência (nominal e verbal), concordância (nominal e verbal) e ordem das palavras ou expressões no enunciado;○ aspectos das convenções ortográficas.
2. Produção de duas questões discursivas, a partir de algum estímulo textual ou lingüístico.
3. Elaboração de um texto do tipo argumentativo, com base em um tema proposto ou em uma situação apresentada, conforme uma das seguintes propostas:
a) redação de um comentário opinativo;b) redação de uma carta formal.
A avaliação do texto levará em conta a observação dos seguintes aspectos:
• Apresentação formal do texto
• Elementos da construção textual○ Fidelidade ao tema proposto○ Progressão temática○ Articulação ou encadeamento das idéias ou das informações○ Relevância dos argumentos apresentados○ Adequação vocabular
• Elementos lingüísticos○ Regência nominal e verbal○ Concordância nominal e verbal○ Colocação○ Pontuação○ Ortografia
I - LÍNGUA PORTUGUESA1.1. Análise e compreensão de textos, objetivando reconhecer:
• a idéia global do texto ou de um parágrafo;• o argumento principal ou os argumentos secundários defendidos pelo autor;• o objetivo ou a finalidade pretendida para o texto;• a síntese do conteúdo global do texto;• as características do tipo ou do gênero do texto em questão;• a função (referencial, expressiva, apelativa, poética, fática e metalingüística) predominante;• a fidelidade de paráfrases a seus segmentos de origem;• relações do texto com outros textos (intertextualidade);• relações do texto com o contexto sociocultural no qual se insere;• informações explícitas e implícitas veiculadas;• o nível (formal ou informal) da linguagem utilizada;• relações semânticas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações;• expressões que indicam a seqüência das diferentes partes que compõem o texto;• relações de sentido entre palavras ou expressões (sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia e partonímia);• usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões;• efeitos (como o da ambigüidade) do valor polissêmico ou homonímico de palavras e expressões;• efeitos pretendidos pelo uso de certos recursos lexicais e gramaticais (repetição de palavras, associação entre palavras semanticamente afins, substituições ou retomadas pronominais e adverbiais, entre outros);• marcas típicas da oralidade formal e informal;• expressões que indicam variações regionais, sociais ou de época da língua portuguesa, com destaque para aspectos relacionados aos usos do português contemporâneo do Brasil;• marcas a partir das quais se pode identificar a posição do autor em relação às idéias veiculadas;• a função ou informação presentes em outros recursos gráficos e em elementos não verbais (parênteses, aspas, tipos de letras, de formatos do texto, imagens, gráficos, tabelas, entre outros);• efeitos dos sinais de pontuação na determinação da coerência do texto;• efeitos de sentido de elementos morfossintáticos:○ o valor semântico de radicais, prefixos e sufixos;○ o uso de neologismos e de empréstimos lingüísticos;○ flexões (regulares e irregulares) do verbo;○ regência (nominal e verbal), concordância (nominal e verbal) e ordem das palavras ou expressões no enunciado;○ aspectos das convenções ortográficas.
2. Produção de duas questões discursivas, a partir de algum estímulo textual ou lingüístico.
3. Elaboração de um texto do tipo argumentativo, com base em um tema proposto ou em uma situação apresentada, conforme uma das seguintes propostas:
a) redação de um comentário opinativo;b) redação de uma carta formal.
A avaliação do texto levará em conta a observação dos seguintes aspectos:
• Apresentação formal do texto
• Elementos da construção textual○ Fidelidade ao tema proposto○ Progressão temática○ Articulação ou encadeamento das idéias ou das informações○ Relevância dos argumentos apresentados○ Adequação vocabular
• Elementos lingüísticos○ Regência nominal e verbal○ Concordância nominal e verbal○ Colocação○ Pontuação○ Ortografia
II - LITERATURA
1. BARROCO E ARCADISMO1.1 Padre Antonio Vieira, Gregório de Matos.1.2 Tomás Antônio Gonzaga.
2. ROMANTISMO2.1 Prosa: José de Alencar, Manuel Antônio de Almeida.2.2 Poesia: Gonçalves Dias, Castro Alves, Álvares de Azevedo.
3. REALISMO/NATURALISMO3.1 Machado de Assis.3.2 Aluísio de Azevedo.
4. PARNASIANISMO/SIMBOLISMO4.1 Olavo Bilac.4.2 Cruz e Souza.
5. PRÉ-MODERNISMO5.1 Lima Barreto, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha.
6. MODERNISMO6.1 Mário de Andrade, Oswald de Andrade.6.2 Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade.6.3 João Guimarães Rosa e Clarice Lispector.
7. LITERATURA NORDESTINA, MODERNA E CONTEMPORÂNEA7.1 Graciliano Ramos, Jorge Amado, Rachel de Queirós.7.2 Ariano Suassuna, Osman Lins.7.3 João Cabral de Mello Neto, Joaquim Cardozo.7.4 Leituras recomendadas:• Primeiras Estórias – Guimarães Rosa.• A Hora da Estrela – Clarice Lispector.• Os Melhores Contos de Osman Lins - Sandra Mitrini.• O Auto da Compadecida - Ariano Suassuna.• O Primo Basílio – Eça de Queirós.• Dom Casmurro – Machado de Assis.7.5 Literatura Portuguesa:• Eça de Queirós – Realismo Prosa.• Fernando Pessoa – Modernismo Poesia.• José Saramago – Prosa contemporânea.
Obs.: Desde o Vestibular 2008, as leituras recomendadas são renovadas a cada 02 (dois) anos
UPE:
Em Língua Portuguesa,
• função da linguagem predominante em um texto: referencial, expressiva, apelativa, poética, fática, metalingüística;
• propriedades específicas dos diversos tipos e gêneros de texto;
• princípio da intertextualidade (relações entre diferentes textos);
• marcas dos vários níveis de linguagem, nas modalidades oral e escrita da língua (do mais formal ao mais informal);
• estratégias de manutenção da unidade temática do texto e de sua coerência global;
• reconhecimento de sínteses ou paráfrases de textos ou de parágrafos;
• recursos da coesão que promovem a seqüência ou a continuidade do texto (paralelismo, paráfrase, repetição de
palavras, substituição por pronomes, por advérbios ou pelo uso de palavras sinônimas ou hiperônimas);
• outras relações coesivas, evidenciadas pela associação de sentido entre palavras da mesma área semântica;
• relações semânticas (de causalidade, temporalidade, finalidade, condicionalidade, comparação, oposição, adição,
conclusão, explicação, restrição etc.), entre orações, períodos ou parágrafos, sinalizadOs pelos diferentes tipos de
expressões conectivas ou seqüenciadoras (conjunções, preposições, advérbios e respectivas locuções);
• efeitos de sentido (surpresa, dúvida, ênfase, contraste, adesão, discordância, ironia, humor), provocados no texto pelo
uso de certas palavras e expressões ou de recursos gráficos, como uso de parênteses, aspas, travessões, tipos de letras;
• interpretação de imagens, gráficos, tabelas, mapas, Dentre outros;
• efeitos de sentido provocados pelo uso da linguagem figurativa (metáforas, metonímias, entre outras);
• variação lingüística (diferenças nos usos da língua, devido à diversidade de contextos socioculturais em que ela se
insere);
• normas sintático-semânticas da concordância verbal e da concordância nominal;
• normas sintático-semânticas da regência verbal e da regência nominal, incluindo o uso do sinal indicativo de crase;
• colocação das palavras na cadeia da frase, com destaque para as normas da colocação pronominal do português do
Brasil;
• sistema de sinais gráficos de pontuação como indicativos da coesão e da coerência do texto;
• normas da flexão dos verbos (regulares e irregulares) e efeitos de sentido provocados pelo uso dos diferentes tempos e
modos;
• recursos de ampliação do vocabulário da língua (processos de formação de palavras, neologismos e estrangeirismos,
atribuição de novos significados a palavras já existentes);
• traços semânticos de radicais, prefixos e sufixos;
• convenções da ortografia oficial.
Em Literatura Brasileira:
• natureza do texto poético e suas funções estéticas;
• efeitos de sentido provocados, no texto poético, pelo uso de diferentes recursos, (sonoros - número de sílabas, ritmo,
rima - ou gráficos - desenhos, imagens, fotos) e pelo emprego das diversas figuras de linguagem;
• estrutura do texto narrativo em prosa (narrador, personagens, foco narrativo, tempo, espaço, conflito, clímax,
desfecho);
• características gerais da dramaturgia;
• escolas, autores e obras do patrimônio literário brasileiro do século XVII ao século XX e sua vinculação aos
respectivos contextos histórico-sociais e estéticos do período literário em que se inserem.
Destaque especial para os autores e obras mencionados a seguir:
1. GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas.
2. ALENCAR, José de. Senhora.
3. ASSIS, Machado de. Dom Casmurro.
4. BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira.
5. ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética.
6. RAMOS, Graciliano. Vidas secas.
7. MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina.
8. ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias.
9. SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca.
10. RODRIGUES, Nelson. Boca de ouro.
11. CARRERO, Raimundo. Sombra Severa.
3. ASSIS, Machado de. Dom Casmurro.
4. BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira.
5. ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética.
6. RAMOS, Graciliano. Vidas secas.
7. MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina.
8. ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias.
9. SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca.
10. RODRIGUES, Nelson. Boca de ouro.
11. CARRERO, Raimundo. Sombra Severa.
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