Gente, atenção às mudanças no vestibular da UFRPE, pois agora eles vão usar a nota do novo ENEM. Como vocês sabem, no novo ENEM a prova estará mais trabalhosa, mais longa e com um nível de complexidade um pouco maior.
Confiram abaixo a matéria do JC sobre as mudanças:
Confiram abaixo a matéria do JC sobre as mudanças:
Do JC Online
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou, na tarde desta quarta-feira (6), que vai aderir à nova forma de seleção proposta pelo Ministério da Educação (MEC), que consistirá na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como etapa única do vestibular. A Rural é a segunda universidade do Estado a anunciar a adesão, depois da Univasf, que se pronunciou na semana passada. O Conselho da Universidade Federal de Pernambuco deverá se reunir na próxima sexta-feira (8) para se posicionar sobre a questão.
De acordo com a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFRPE, Maria José de Sena, depois de esclarecidas as principais dúvidas, o conselho da UFRPE tomou a decisão por unanimidade. Trinta conselheiros, de um total de 42 existentes, participaram da reunião extraordinária.
Com o novo critério de seleção, os estudantes farão a prova do Enem nos dias 3 e 4 de outubro e, depois de receberem o resultado, em 8 de janeiro, poderão se increver em até 5 cursos da mesma universidade ou de universidades distintas, escolhendo uma ordem de preferência. Os candidatos só podem escolher cursos de universidades que tenham adotado esse mesmo processo seletivo (Enem enquanto etapa única). De acordo com o desempenho e com as opções de cada aluno, as instituições de ensino realizarão as matrículas até o dia 15 de fevereiro de 2010. O Enem, que até o ano passado contava com 68 questões, agora terá 200.
O reitor da Universidade, Walmar Correia de Andrade, adiantou que a nova seleção promoverá mudanças na mentalidade com a qual os alunos ingressam na universidade "Hoje, o aluno é treinado para ter acesso à universidade, e não para viver a universidade. Nós queremos alunos capazes de criar soluções para as questões do dia a dia, e não apenas para o vestibular", ressaltou.
Com a adoção do Enem como critério de seleção, os estudantes de escolas públicas passam a ser isentos de taxas para o vestibular, já que o exame já previa tal isenção. No entanto, não haverá vagas para cotistas, uma vez que a universidade nunca adotou as cotas. Será mantido o bônus de 10% na nota para alunos moradores das regiões de Garanhuns e Serra Talhada que se inscreverem para cursos desses campus.
Além das mudanças na seleção, a Universidade Rural confirmou a criação de dois novos cursos a partir de 2010: o curso de educação física, que será diurno e contará com 80 vagas, e o curso de ciência da computação, também com 80 vagas, que funcionará à noite.
0 comentários:
Postar um comentário