Atenção crianças às mudanças que ocorrerão nos vestibulares. Fiquem atentos e vão treinando!
UFPE anuncia nesta sexta como vai usar Enem na seleção 2009
UFRPE já decidiu que vai usar as notas do exame para classificar os alunos; UPE mantém o vestibular até 2011, com mudanças no conteúdo das provas
Da Redação do pe360graus.com
A Universidade Federal de Pernambuco vai decidir nesta sexta-feira (8) como vai usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para selecionar os alunos para os cursos. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) já decidiu que vai usar as notas do Enem para classificar os alunos. Já a Universidade de Pernambuco (UPE) decidiu que vai manter o vestibular e não usar as notas do exame nacional para selecionar os mais de 3.500 estudantes. O vestibular tradicional foi mantido no mês de dezembro, mas o conteúdo das provas será o mesmo exigido pelo Enem.
“Nós consideramos que o calendário não nos atende, mas aprovamos a proposta do ministro Fernando Haddad”, informou o reitor da UPE, Carlos Calado. “Em 2011 vamos aderir ao novo Enem, mas em 2010 manteremos vestibular. O conteúdo do programa de 2010 já vai se adaptar ao do novo Enem, nada que acrescente ao que já existe, mas deve haver supressão de exigências, já que conteúdo do exame será um pouco menor”.
Na Universidade Federal de Pernambuco, a maneira de usar as notas do Enem será divulgada depois da reunião do Conselho Universitário. A proposta mais aceita é fazer com que o exame nacional sirva como a primeira fase do processo de seleção. As provas do Enem estão marcadas para os dias 3 e 4 de outubro.“Nossa comissão de vestibular está preparada para utilizar o Enem numa primeira etapa e realizar segunda etapa específicas para cursos da UFPE”, disse o reitor da UFPE, Amaro Lins. “Há uma discussão sobre alunos do Sudeste tomarem vagas do Nordeste, mas isso não deve acontecer porque as universidades podem fazer fases específicas para curso de alta demanda, na qual concorreriam apenas alunos do Estado e da região, como já acontece hoje”.
O novo Exame Nacional do Ensino Médio está longe de gerar consenso entre os educadores: muitos reclamam do grande número de questões das provas e do pouco tempo que resta para deixar os candidatos preparados para o Enem e para os vestibulares.“São cem questões para serem resolvidas em um único dia, é humanamente impossível, a não ser que realizasse vestibular em dois turnos, sem contar prova de redação”, comentou o diretor do Sindicato de Escolas Particulares, Arnaldo Mendonça.
Nada muda no processo seletivo da Universidade Católica de Pernambuco. “O vestibular da Católica não vai alterar nada, já utilizamos Enem de forma compartilhada com vestibular”, afirmou Reginaldo Lourenço, da comissão de vestibular da Católica. “Em 2008, o candidato já podia concorrer com as notas do Enem ou do vestibular”.A reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco será nesta sexta, às 9h, na UFPE.
0 comentários:
Postar um comentário