18 de abril de 2011

Monteiro Lobato - Cidadão Escritor

O petróleo é nosso!
Na sua maior parte, a obra de Monteiro Lobato é o resultado da reunião de textos escritos para jornais ou revistas. Comprometido com as grandes causas de seu tempo, o criador do Jeca Tatu engajou-se em campanhas por saúde, defesa do meio-ambiente, reforma agrária e petróleo, entre outros temas que continuam atuais. Ele arrebatava o público com artigos instigantes, que hoje, vistos de longe, constituem um precioso retrato de época, um painel socioeconômico, político e cultural do período. Dono de estilo conciso e vigoroso, com forte dose de ironia, utilizava uma linguagem clara e objetiva, compreensível ao grande público. Lobato revelou o mundo rural, então ignorado pelos escritores de gabinete que ele tanto criticava. “A nossa literatura é fabricada nas cidades”, dizia, “por sujeitos que não penetram nos campos de medo dos carrapatos”. 
De Lobato


Olá Crianças!

Hoje é o dia do 129º aniversário de Monteiro Lobato. E por que ele é importante? Por ser um livre pensador, um homem com várias ideias para fazer o Brasil se desenvolver e virar uma potência que rivalizaria com os EUA e também por ter um sólido projeto educacional (ainda útil, mas bastante situado historicamente). O único problema é que ele foi sabotado pelo país que tanto amava...(o Barão de Mauá que o diga...)

O livro que fez devorar todos os outros...
Embora para alguns ele seja apenas o criador do Sítio do Pica-pau Amarelo, Lobato tem várias publicações adultas que são a parte mais importante de dua obra.

Parabéns ao homem que imaginou uma das frases mais verdadeiras (e produtivas) sobre uma nação:

"Um país se faz com homens e livros"

0 comentários: