O Romantismo surgiu em um momento histórico marcado pela ascensão da burguesia e pela defesa da igualdade de direitos entre as classes sociais, inclusive no que tange à educação. Nesse cenário nasceu um novo público leitor, formado por pessoas do povo, incluindo jovens e mulheres, que exigiam algo mais voltado para a sua realidade social e intelectual (a falta de cultura dificultava a leitura de textos muito rebuscados), em substituição à produção literária que exaltava os valores da nobreza.
Liberdade guiando o povo | Delacroix |
O Romantismo aparece, então, com o intuito de democratizar o acesso à literatura, adotando o sentimentalismo como uma de suas principais marcas. Diferentemente do que haviam feito os poetas neoclássicos, que escondiam sua verdadeira personalidade por trás do pastoralismo, os escritores românticos procuravam demonstrar os sentimentos mais íntimos, opondo-se aos princípios racionais do período anterior.
Ao lado do sentimentalismo, o nacionalismo aparece também como característica marcante do Romantismo. Enquanto na Europa o sentimento nacionalista era retratado através do medievalismo, no Brasil os escritores encontraram a identidade nacional nas manifestações populares e principalmente na figura do índio, que passou a ser retratado com características semelhantes às dos cavaleiros medievais europeus: coragem, senso de justiça, dedicação à terra e à mulher amada e nobreza de caráter.
São características típicas do Romantismo, ainda, liberdade formal, personagem linear, subjetivismo, individualismo, religiosidade, fuga da realidade, busca da morte, pessimismo e idealização (da mulher, do herói, do tempo, do espaço).
Considerada a primeira escola literária efetivamente brasileira, o Romantismo surgiu no Brasil logo após a proclamação da independência, tendo como marco inicial Suspiros Poéticos e Saudades (1836), livro de poemas de Gonçalves de Magalhães. A poesia romântica brasileira é dividida em três gerações, cada uma com suas características próprias, mas todas igualmente importantes na história da literatura nacional. Além disso, o período foi marcado pela produção literária nos âmbitos do teatro e da prosa.
texto de Vestibular.com
0 comentários:
Postar um comentário